Escudos de Equipes Feminina e Masculina

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Torneo Federal A

Os Rebaixados


Está tudo definido na parte de baixo do Torneo Federal A 2018/19. Recapitulando, o sistema de rebaixamento do certame de terceiro nivel argentino, para equipes indiretamente afialiado a AFA, consiste em quatro equipes rebaixadas por ocupar a última posição de cada grupo, somado as duas fases (primeira fase e primeira etapa da revalida), outras quatro equipes rebaixadas foram definida pela tabela de promedio, totalizando oito rebaixados.

Os quatro últimos de cada grupo foram: Independiente de Neuquen no grupo A, Parana no grupo B, San Lorenzo de Alem no grupo C e Alto Hornos Zapla no grupo D. Com o descenso do San Lorenzo de Alem, que se juntou ao Union Aconquija, rebaixado na último temporada, a província de Catamarca ficou sem nenhum representante no futebol profissional, Neuquen também perdeu seu único representante, enquanto a província de Jujuy perdeu seu representante no Torneo Federal A, restando apenas o Gimnasia y Esgrima de Jujuy como o único representante no futebol profissional argentino. A província de Entre Rios perdeu um dos quatro representante, e poderá perder mais um, já que o Gimnasia y Esgrima de Concepcion del Uruguay ainda briga por um acesso.

 

 

Agora os rebaixados pela tabela de promedio foi uma disputa muito mais dramática. Racing de Cordoba e General Roca da província de Rio Negro tiverão os dois piores promedio e foram rebaixados sem contestação.

 

Ainda faltava duas equipes para completar as oito rebaixadas, porem três equipes terminou empatada com 25 pontos. Como o regulamento previa jogos de desempate, uma trinca de jogos foram realizados. Gimnasia y Tiro e seu rival Juventud Antoniana ambas de Salta se juntou ao San Martin de Formosa, pelo menos uma equipe saltenha ja teria seu rebaixamento certo, podendo os dois rivais morrer abraçado. Todas as três partidas foram realizadas no estádio do Racing de Córdoba, no primeiro jogo se enfrentarão Gimnasia y Tiro e San Martin, finalizado em 2-2. O segundo jogo foi o "clássico salteño", Juventud Antoniana e Gimnasia y Tiro empataram em 0-0, placar este que rebaixava o Gimnasia y Tiro.


O Jogo Decisivo


O terceiro jogo da trinca além de decidir o último rebaixado também decidia a última equipe para a segunda etapa da revalida. O San Martin jogava pelo empate, por conta das três equipes ter jogado no mesmo grupo, o primeiro critério de desempate era o confronto direto em todas as fases, os formosenhos tinha o melhor aproveitamento entre os três. No primeiro tempo, jogo bem equilibrado, nenhuma equipe quis se expor, por consequência finalizou 0-0, no segundo tempo os "salteño" foram para cima, depois de uma forte pressão, ao trinta minutos falta cobrada na área para Ricardo Gómez mandar para o fundo das redes, festa do Juventud Antoniana que com o gol se livrava do rebaixamento, os próximos minutos foram de pressão do San Martin e muita cera do Juventud, até que aos quarenta e três minutos cruzamento da linha de fundo para Facundo Suárez atropelar todos pela frente e mandar de cabeça pro fundo das redes, era o empate do San Martin. Um principio de confusão e muita reclamação do CJA, os dois minutos restante e o cinco de acréscimo se passarão rápido sem chances de reação dos "salteños", muita confusão ao final do jogo, jogadores chorando com rebaixamento. Juventud Antoniana estava rebaixado junto ao seu grande rival Gimnasia y Tiro


O San Martin se superou, depois de uma campanha pífia na primeira fase, conseguiu ser o melhor do grupo na primeira fase da revalida o que lhe garantiu o direito de disputar a segunda fase da revalida, porém não poderia ser rebaixada, conseguiu jogando com o regulamento de baixo do braco e agora vai tentar o acesso, do inferno ao céu, são coisas que só o futebol argentino nos proporciona.


Com o rebaixamento da dupla de Salta, a província é mais uma que pode ficar sem representante no futebol profissional na próxima temporada. Lembrando que o Torneo Regional Amateur está entrando na sua fase final, esse torneio sairá quatro equipes que jogará o Federal A da próxima temporada, as províncias que perderam um representante pode voltar a ter um representante, Salta tem um dos favorito ao acesso, o Central Norte que já bateu na trave nos dois últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário